Mediateca
1.
Definição. A Mediateca inclui os espaços e equipamentos onde são
recolhidos, tratados e disponibilizados vários tipos de documentos (livros,
programas informáticos, periódicos, registos vídeo e áudio, diapositivos,
filmes, CD-ROM, etc.) que constituem recursos pedagógicos quer para as
actividades quotidianas de ensino, quer para actividades curriculares não
lectivas, quer para a ocupação de tempos livres e de lazer.
2. Princípios
gerais – A Mediateca deve constituir-se como um núcleo da organização
pedagógica da escola, vocacionado para as actividades culturais e para a
informação, constituindo um instrumento essencial do desenvolvimento do
currículo escolar. As suas actividades devem estar integradas nas restantes
actividades da escola e fazer parte do seu projecto educativo, não devendo ser
visto como um simples serviço de apoio à actividade lectiva ou um espaço
autónomo de aprendizagem e ocupação de tempos livres. A sua transformação e
desenvolvimento deverá constituir um processo “aberto” a um número
indeterminado de soluções e caminhos diferentes com ritmos e etapas também
diversos, isto é, a sua transformação deve ser vista como um processo endógeno,
estimulado e sustentado do exterior, mas que permita as margens de ajustamento
necessárias para que professores e alunos se apropriem dele, de acordo com as
suas necessidades e dinâmicas próprias.
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