logoagr2011.png

 

   

logo_acordo_ortografico_pb.png

 

 

 

 

 

 

 
 
 
Índice de artigos
Actividades
Página 2
Página 3

 

 

 

 

 

 

 

 

Será proposto um problema por mês, apresentado em forma de cartaz A4, que será afixado na vitrina do Bloco Administrativo e na Biblioteca Escolar, em formato panfleto, para poder ser distribuído pelos participantes.

 

Os alunos interessados em participar no jogo dirigem-se à BE, recebem o problema do mês e devolvem-no preenchido.

 

Na última semana de cada mês, a BE divulga os resultados(pontuação dos alunos) e a solução do problema. Os materiais utilizados são comuns às entidades parceiras do projecto. A Entidade promotora do Jogo de Língua Portuguesa é o Agrupamento Vertical de Escolas Professor Paula Nogueira (Olhão). A chave para o problema é publicada pelo jornal O Postal.

 Problema do Mês de Outubro: 

ASSINAL A FRASE CORRECTA:

 

¨ A directora tinha sospendido o António por doisdias.

¨ A directora tinha suspendido o António por doisdias.

¨ A directora tinha suspenço o António por dois dias.

¨ A directora tinha suspenso o António por dois dias.

 

Norberta Sousa 

 

          

 

 A II Mostra das Bibliotecas de Olhão decorreu entre os dias 14 e 16 de Outubro, num stand instalado na Avenida da República, junto à Igreja Matriz. Tratou-se de uma iniciativa das Bibliotecas Escolares, em colaboração com a Biblioteca Municipal, que contou com o apoio da autarquia e da Sociedade Recreativa Olhanense. Esta Mostra pretendeu valorizar o papel decisivo da Biblioteca no acesso à cultura e à informação. 

            Este ano, o programa foi enriquecido com sessões de animação da leitura, destinadas, essencialmente, às crianças do concelho.

A sessão de abertura realizou-se na quinta-feira, dia 14, pelas 16 horas, tendo estado presentes a Representante da Direcção Regional de Educação do Algarve, Dra. FilomenaBranco, o Vereador da Educação e Cultura, Dr. António Pina, a Chefe de divisãoda Cultura, Dra. Helena Barreto, o Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares, Dr. Paulo Izidoro, o Bibliotecário Municipal, Dr. Mário Faria, os Directores e Representantes das estruturas educativas das escolas, Representantes dos Encarregados de Educação, Professoras Bibliotecárias do concelho e elementos das Equipas das Bibliotecas Escolares.

Foi destacada a coesão da Equipa da Rede Concelhia, a qual se tem envolvido em iniciativas de promoção da leitura desde a sua constituição, no ano de 2003. Num tempo de crise financeira, as Bibliotecas são um meio de acesso gratuito aos bens culturais.

Após a Sessão de Abertura, foi oferecido aos convidados um beberete preparado pelos alunos do Curso de Educação e Formação (C.E.F.) de Panificação e Pastelaria, do Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira; as bebidas foram servidas pelos alunos do C.E.F. de Bar e Mesa do Agrupamento de Escolas Carlos da Maia;o bolo comemorativo foi confeccionado pelos alunos do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria do Agrupamento de Escolas Dr. João Lúcio.

Durante os três dias realizam-se actividades, tais como: Hora do conto, Momento Musical,Troca de Livros, Animação de Rua, com pinturas de rosto, modelagem de balões e exposição de trabalhos produzidos nas Bibliotecas Escolares.

A II MostraTalivrenmonte foi muito bem acolhida pela comunidade local e espera-se que esta iniciativa tenha impacto nos hábitos de leitura dos visitantes.

            

 

beberete.JPG    bolo.JPG 
geral.JPG   vereador.JPG
criancas.JPG   directores.JPG
     
     
     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

batalhalivros.JPG

Este ano, as equipas terão de ler três livros para a sessão escolar. Só as equipas vencedoras na sessão escolar terão de ler os livros para a 2ª fase. Na Bibiloteca terás mais informações.Até lá organiza-te e... toca a ler!

  Clica na Lista de livros e regulamento  para saberes mais.

 

  FEIRA FRANCA DO LIVRO USADO * de 14 a 17 de Junho na Sala de Convívio - traz os teus manuais e livros usados e entrega-os na Biblioteca.

 Traz manuais e livros usados e troca por outros do teu interesse. Entrega-os na Biblioteca e recebe o talão de troca para a feira. NO POUPAR É QUE ESTÁ O GANHO!!!!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 A Biblioteca Escolar comemora o Dia Internacional dos Museus - 18 de Maio -  com a divulgação de algumas peças oriundas de museus nacionais, que se reportam ao período histórico da I República:

http://www.scribd.com/Dia-Internacional-Dos-Museus/d/31546607 

---------------------------------------------------------------- 

No dia 26 de Abril, realizaram-se duas sessões de Conto - "A Dança da Duna Luna", dinamizadas pela contadora de histórias Inês Rosa, coordenadora concelhia do projecto CONTOS DO MAGO. Participaram na actividade os 7º e o 8º anos. Esta actividade insere-se no projecto PREAA (Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte). O conto faz parte de uma colectânea de contos da autoria de Helena Tapadinhas, coordenadora do Projecto. Estes contos destinam-se a sensibilizar os alunos para a preservação do meio ambiente, designadamente dos solos. A narrativa foi apresentada de forma interactiva, partindo das experiências de vida dos alunos - filhos e netos de pescadores. Falou-se da degradação da Ilha da Armona, especialmente devido à construção ilegal que tem originado a erosão das dunas. O produto desta acção foi a criação de uma coreografia em que os participantes imitaram os sons e os movimentos da natureza de forma a transmitir a mensagem do conto.

p1030284.jpg
 Veja o site
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
 A Comissão para as Comemorações do Centenário da República, através da Biblioteca Escolar, lança hoje o concurso "A República: o meu discurso em 2010". 
A participação neste concurso é uma oportunidade para os alunos do 4º ao 11º anos exercerem o seu direito de expressão, de reflectirem sobre o contexto socio-político do nosso país e de desenvolverem a competência comunicativa. A BE dará todo o apoio, quer na fase de recolha de informação quer na disponibilzação de orientações para a produção do texto argumentativo. O Regulamento e a Ficha de Inscrição estão neste endereço:

http://www.scribd.com/doc/30507705/inscricao-discurso-republica

http://www.scribd.com/doc/30507695/Concurso-Discurso-Republica

Prazo: Início do concurso: dia 26 de Abril de 2010 republica.gif

 

Data limite para entrega do texto: 11de Junho de 2010. 

  
---------------------------------------------------------------------------------------------------
 BATALHA DOS LIVROS
  http://talivrenmonte.blogspot.com

No dia 21 de Abril de 2010, na  Biblioteca Municipal de Olhão, realizou-se a 2ª edição do concurso de Leitura  “Batalha dos Livros”, organizado pela Rede de Bibliotecas de Olhão. Foi num clima entusiástico, entre gritos de guerra, que as equipas  responderam às questões sobre os livros seleccionados para concurso. Nesta edição, contámos com um dispositivo electrónico, criado especialmente para este evento, por dois elementos da Escola Secundária de Olhão, o Professor Simplício do Carmo e o Sr. Francisco (Funcionário). Na generalidade, os alunos estavam muito bem preparados, pelo que a maioria das equipas empataram, sendo necessário recorrer à questão de morte súbita e ao dispositivo electrónico. O Agrupamento de Escolas que mais prémios arrecadou foi o A.V. Escolas José Carlos da Maia. Duas equipas da nossa escola, no segundo e quarto escalões, não contaram com todos elementos que participaram na sessão escolar, por também estarem apurados para a corrida de atletismo "Megasprinter". Os elementos que substituíram os elementos efectivos não tiveram tempo para ler as obras para o concurso, daí o fraco resultado destas  duas equipas.

    Classificações 1º Escalão

Agrupamento Vertical de Escolas Paula Nogueira – 35 pontos (Equipa Vencedora)

Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio – 14 pontos

A Claque

Mariana Jesus

Raquel Rodrigues

Cátia Martins

Susana Horta 

 2º Escalão

Agrupamento Vertical de Escolas José Carlos da Maia - 35 pontos (Equipa Vencedora)

Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio – 14 pontos

Os Malucos da Leitura 

Ana Rita Laranjo

Marta Barbosa

Armando Carvalho

Daniela Brito 

 

3º Escalão

Agrupamento Vertical de Escolas José Carlos da Maia - 35 pontos (Equipa Vencedora)

Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio – 35 pontos

 Juntos conseguimos

Amber Lawton

Fábio Martins 

Gonçalo Leandro

Bruno Gonçalves 

 

4º Escalão

Agrupamento Vertical de EscolasJosé Carlos da Maia - 35 pontos (Equipa Vencedora)

Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio – 7 pontos

João e as suas "muchachas"

 Catarina Rodrigues

Rita Miriam

Bernardo Santos

Margarida Silva

 

5º Escalão

Escola Secundária de Olhão – 28 pontos (Equipa Vencedora)

Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio – 21 pontos

Os "gourmets"

 Ana Filipa de Jesus Guerreiro

Cátia de Sousa

Ana Sofia Horta

Wilson Soares de Sousa

 

 Todos os alunos participantes vão receber um Mp3 e um certificado de vencedor da  sessão escolar. As equipas vencedoras da sessão concelhia receberam um cheque-livro e uma “pen drive”. Na entrega dos prémios estiveram presentes a Dra. Filomena Branco,  representante da Direcção Regional de Educação do Algarve (manhã) e o Sr. Vereador da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Olhão.
 apresentadora.jpg   escalaoprimeiro.jpg 
     

 
 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Biblioteca Escolar está a organizar uma campanha de recolha de livros e jogos infantis para enriquecer o acervo de literatura infanto-juvenil. As nossas crianças estão a ler com muito entusiasmo e precisamos de livros. Caso tenha alguns em casa que já não interessem, e estejam em bom estado, então, entregue-os na Biblioteca ou Portaria da Escola.
As crianças agradecem!!!!
Norberta Sousa
Prof.ª Bibliotecária
  
  
planoleitura.JPG
               
Numa tarde fria e ventosa contámos com a presença de vinte e sete participantes, atentos e interessados. Entre eles contavam-se professores aposentados, professores em exercício, utentes do Lar de Idosos da Fuseta, donas de casa.... A Dra. Sónia Pereira, Sónia, como prefere que a tratem, seduziu os ouvintes coma leitura de belíssimos textos de autores conhecidos e anónimos. De permeio, convidou os presentes a conhecerem virtualmente a Biblioteca Municipal de Olhão e a tornarem-se leitores.
publico.jpg

A cultura está ao alcance detodos de forma livre e gratuita. O projecto "Entre a Voz e as Palavras" é uma das várias vertentes da BMO, direccionado para leitores a partir dos 45 anos. O Clube de Leitura prevê reuniões mensais (ou quinzenais) na BMO, num dia fixo a acordar com os futuros membros. Num primeiro momento haverá actividades deconhecimento mútuo, troca de experiências e de propostas de obras a descobrirem conjunto. Num segundo momento, decorrerão as leituras, a partilha de ideias e interpretações, o convívio com outras formas de expressão artística relacionadas com a literatura, encontros com escritores, contadores de histórias, poetas ... Num terceiro momento, prevê-se a intervenção voluntária dos membros do Clube em diferentes instituições, com leitura em voz alta de textos do património literário universal. Os melhores momentos deste percurso serão registados em suporte áudio e oferecidos aos membros, assim como às entidades parceiras do projecto.

A adesão ao Clube de Leitura requer um espírito curioso e interesse pela leitura. Uma senhora participante na sessão testemunhou que pertence ao Clube de Leitura de S. Brás e que esta experiência lhe proporciona o contacto com pessoas portadoras de grande sabedoria e conhecimento do mundo. Cada encontro é uma oportunidade para conhecer melhor a riqueza do ser humano e do mundo em que habitamos e, também, um meio de libertação das preocupações do quotidiano.

Terminada a sessão, os convidados dirigiram-se ao Laboratório de Cozinha, onde os aguardava um reconfortante Chá das Cinco, preparado pelos alunos do 11º Ano do curso de Cozinha e Restauração, gentilmente servido pelos alunos do 10º ano do curso de Bar e Mesa. A Sónia aproveitou a oportunidade para recolher inscrições. Este foi um momento de prazer que permitiu avivar recordações. A poetisa Maria José Fraqueza, ex-professora desta escola, encantou os presentes com a declamação dos últimos poemas do seu 17º livro publicado. Também ofereceu à Biblioteca as sua obras mais recentes.

A Escola agradece à BMO e à Sónia o ter lançado o desafio da leitura aos seniores da nossa comunidade e, desde já,se disponibiliza a encorajar e a apoiar todos os que se quiserem aventurar no universo da leitura.

Entre a Voz e as Palavras
Clube de Leitores Séniores
Estão convidados todosos professores, funcionários, pais, avós, bem como  professores e funcionários que já exerceram funções nesta instituição e outros elementosda comunidade local que manifestem interesse em participar.
Os interessados devem confirmar a sua presença para o email: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
 
 entre_voz_palavras_cartaz.jpg
planoleitura.JPG
Para visualizar as actividades a desenvolver clique aqui:

Sessão Leitura em Família

 

O Plano Nacional de Leitura ofereceu a todas as crianças do 1º e 5º Anos um livro, com o objectivo de incentivar a leitura. A Equipa da Biblioteca Escolar decidiu organizar uma sessão de informação para pais e Encarregados de Educação sobre a importância da leitura.

 

O programa constou de uma palestra sobre Leitura, proferida pela Coordenadora do Plano Nacional Nacional de Leitura, professora Norberta Sousa; seguiu-sea entrega, por sorteio, dos livros aos alunos. A esta iniciativa associaram-se os alunos e professores, André Rodrigues e João Mendonça, dos cursos de Cozinha (CEF) e de Técnico de Restauração e Bar (10º ano). Depois de receberem o alimento para o espírito, os convidados saborearam os petiscos confeccionados pelos futuros profissionais de Cozinha e Bar.

Na sessão estiveram presentes a Subdirectora, Professora Graça Manita e a Professora Adjunta, Ana Laranjo, bem como as Representantes da Associação de Pais e Encarregados de Educação. A Equipa da Biblioteca colaborou na organização do evento, ao qual se associou, também, o Coordenador do Departamento de Línguas, Professor José Salvador.

Os pais participantes apreciaram a iniciativa e reconheceram que a leitura é uma actividade a encorajar pela família e pela escola.

 

Norberta Sousa

Coordenadora do Plano nacional de Leitura

Professora Bibliotecária 
outubro09 002.jpgoutubro09 004.jpgoutubro09 030.jpgp1020535.jpgbe2.JPG
   
  outubro09 039.jpg
 

   

  Boas Leituras


 


Actualizado em ( 08-Oct-2011 )
 
< Artigo anterior
 
 
 
  comtic.jpg
     de_botao.jpg
    matricula_1ciclo.jpg
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio
  • AV João Lúcio

Quem está Online

mod_vvisit_counterHoje58
mod_vvisit_counterOntem44
mod_vvisit_counterEsta Semana183
mod_vvisit_counterEste Mês1051
mod_vvisit_counterDesde 5/12/07620659


Countries

52.6%Portugal Portugal
45.6%United States United States
0.6%Brazil Brazil
0.5%France France
0.1%Spain Spain
0%Switzerland Switzerland
0%United Kingdom United Kingdom
0%Poland Poland